RSS

O bife perfeito!

19 dez

Filé a la bordelaiseMuita gente me pergunta como fritar um bife sem que ele grude e para que ele fique no ponto. No início do ano escrevi um texto sobre frituras (conheça aqui), mas vou repetir aqui algumas dicas daquele post, acrescentando outras coisas mais específicas para bifes.

Siga os passos abaixo para fritar com pouco óleo (não imersão):

  1. Use uma frigideira de qualquer material: ferro, inox, alumínio ou antiaderente (desde que este não esteja riscado, se não joga fora que vai grudar!). Eu prefiro as de inox (de fundo grosso), que esquentam melhor e mantêm mais a temperatura, mas dá para fazer em qualquer uma das outras também. Só para carnes mais delicadas (peixe) que a frigideira antiaderente é fundamental.
  2. Coloque a frigideira no fogo alto e espere que ela esquente bem antes de colocar o óleo. A temperatura ideal é a que você coloca a sua mão a 2 dedos da chapa e resiste por apenas 5 segundos (nem mais nem menos), antes de ficar quente demais.
  3. Coloque azeite ou óleo na frigideira (dá para usar manteiga também, só que aí coloque junto um fio de azeite para que a manteiga não queime), o suficiente para revestir o fundo da panela. Se for antiaderente, só um fio no centro da frigideira basta.
  4. Então, só então, tempere a parte de cima do bife com sal e pimenta do reino.
  5. Espere pacientemente o bife fritar de um lado, antes de tentar soltá-lo. Acredite, o bife solta mais fácil da frigideira depois de frito. Se você tentar desgrudá-lo logo que colocar na frigideira, ele vai despedaçar todo! Enquanto isso, controle a temperatura, se começar a sair muita fumaça, abaixe o fogo. É sinal de que a frigideira está quente demais.
  6. Quando você levantar a borda do bife, e ele estiver dourado por baixo (dourado, não preto), é sinal de que esse lado está pronto. Mais um sinal pra prestar atenção: a hora que o bife está cozido até o meio, começa a minar um pouco de líquido na parte superior do filé. Se ele estiver dourado, mas ainda não estiver cozido o suficiente, abaixe o fogo e espere o líquido brotar.
  7. Vire o bife e repita o processo do outro lado, lembrando de temperá-lo com sal e pimenta.

Quando os dois lados estiverem dourados, você terá um bife suculento e no ponto!

Essa técnica vale pra todo tipo de carne e até para aquele pãozinho na chapa. Aliás, um bom modo de treinar a temperatura da frigideira, a hora de virar o bife e a cor ideal é começar com o pãozinho.

Espero que essas dicas o ajudem a fazer filés ainda mais suculentos e saborosos!

 
Deixe um comentário

Publicado por em 19/12/2011 em Básicas, Habilidades

 

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: