RSS

Uma mesa mais brasileira

29 nov

Este fim de semana minha madrinha veio pra São Paulo e me trouxe um queijo minas padrão e uma geleia de jabuticaba. É claro que adorei o presente! Então, comentamos que é cada vez mais difícil encontrar essa fruta tão saborosa e brasileira. Isso acontece também com o queijo minas e com muitos outros produtos nacionais. Daí veio a ideia de escrever sobre isso.

Vamos valorizar mais o que é nosso: o queijo, a goiaba, o pequi, o acarajé, a jabuticaba, a cachaça…

Pouca gente sabe que o modo artesanal de fazer queijo minas e o ofício das baianas do acarajé são Patrimônio Cultural Imaterial Nacional. Ou seja, são técnicas genuínas brasileiras que são traços marcantes de nossa cultura. Em outras palavras, queijo minas e acarajé são bons e são nossos! (Os outros bens culturais registrados estão neste link: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?id=12456&retorno=paginaIphan.)

O mesmo vale para a nossa cachaça, aguardente de cana-de-açúcar típica e exclusiva do Brasil. Quer dizer, nenhum outro país pode chamar alguma bebida de cachaça. Ela é uma denominação de origem, assegurada pela nossa legislação (Instrução Normativa 13/2005), assim como o champanhe, o conhaque e muitos dos melhores vinhos europeus o são para os franceses. Aliás, muitos dos vinhos da região de Bento Gonçalves têm ganhado prêmios internacionais, sendo equiparados aos melhores rótulos europeus.

Veja, nada contra os vinhos europeus ou os queijos suíços… Eles são deliciosos, nos apresentam novos sabores, enriquecem nossa gastronomia e. Mas não vamos por conta deles, deixar de lado pratos e ingredientes tão gostosos e tão íntimos de nosso paladar desde a infância.

Convido quem mais se lembrar de pratos e ingredientes típicos brasileiros, especialmente aqueles que estão na nossa memória de infância, a comentar aqui!

 
1 comentário

Publicado por em 29/11/2011 em Opinião

 

Tags: , , , , ,

Uma resposta para “Uma mesa mais brasileira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: