RSS

Carême – o chef dos reis

23 abr

Carême: cozinheiro dos reisMarie-Antoine Carême foi o rei dos chefs e o chef dos reis. Viveu no século XVIII na França e seu nome foi homenagem de seu pai à Maria Antonieta, anos antes de ser deposta (e decapitada), no palco da Revolução Francesa.

Abandonado por seus pais quando ainda era jovem, foi acolhido por um cozinheiro onde teve as primeiras lições de culinária. Ninguém poderia imaginar que anos mais tarde estaria servindo nas mesas de Napoleão, do diplomata Talleyrand-Périgord, do príncipe George IV, da Inglaterra, e do czar Alexander I, da Rússia.

Com formação em arquitetura, Antonin (como era chamado) considerava a gastronomia uma extensão (a mais nobre) dessa arte. Seus pratos eram verdadeiras esculturas, como mostram seus esboços do livro Le patissier pittoresque .

Além de pesquisador incansável dos melhores ingredientes e proporções para cada preparo, seu maior legado para a culinária ocidental foram os registros diários que fazia de seus estudos, para depois publicá-los. Suas principais obras foram:

  • Esboços de sobremesas do livro "Le patissier pittoresque"

    Esboços de sobremesas do livro "Le pâtissier pittoresque"

    Le Pâtissier royal parisien (1810)

  • Le Pâtissier pittoresque (1815)
  • Le Maître d’hôtel français (1822)
  • Le Cuisinier parisien (1828)
  • L’Art de la cuisine au XIXe siècle (1833)
  • La Cuisine Ordinaire (1848)

Por ter sistematizado toda a gastronomia francesa clássica (além de suas criações próprias) e por ser o primeiro chef francês a sair do anonimato das cozinhas e alcançar fama junto à nobreza e à burguesia ascendente, é considerado pioneiro da gastronomia ocidental.

O livro Carême: cozinheiro dos reis, de Ian Kelly (Jorge Zahar, 2005), é uma deliciosa viagem ao tempo em que sopas, entradas, assados, entremets  e sobremesas em forma de templos gregos eram os convidados mais esperados do jantar. Além da biografia de Carême, a obra traz muitas receitas do rei dos chefs. Imperdível!

 
 

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: